quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Relatório de visitação

Relatório de visitação - aulas de Língua Portuguesa.
Minha visita foi em uma escola particular. Estive em duas turmas, 2º e 4º ano, na mesma tarde.
Na primeira turma - 2º ano a professora realizou, somente, atividades no livro. O conteúdo era - Palavras com L e R depois de consoante.
A atividade iniciava com a leitura de 3 quadrinhos com os personagens da turma da Mônica – ela com o Cebolinha.
A professora escolheu os alunos para fazerem a leitura dos mesmos. Percebi que todos que leram tiveram bastante êxito.
Depois da história tinha algumas atividades para responder.
A atividade de nº 1 pedia uma interpretação da história lida.
As perguntas e as respostas também eram lidas e dadas pelos alunos, mas enquanto eles escreviam as respostas a professora avaliava a caligrafia dos alunos e cobrava capricho. Acompanhava e corrigia também os erros ortográficos de cada um. As demais atividades estavam relacionadas com as palavras com L e R depois de consoante.
*Avaliei que a aula do início ao fim se manteve nas atividades do livro.
*A professora não utilizou o quadro e nenhum outro recurso para desenvolver a aula.
*Considerei tudo muito mecânico e nada atrativo.
*O tempo todo à professora cobrava dos alunos perfeição na escrita.
*Não estimulava uma análise ou pensamento crítico para as respostas.
A segunda turma foi do 4º ano.
A aula foi após o recreio, a professora pediu para que abrissem o livro-Porta Aberta e fizessem as atividades de algumas páginas para depois ela fazer a correção junto com eles.
O conteúdo foi – Acentuação de palavras paroxítonas.
Pelo o que pude perceber este conteúdo já havia sido dado anteriormente. Esta atividade era uma complementação.
-Observei que a didática, a relação aluno/professor e a aprendizagem dos alunos seguem um modelo tradicional de ensino.
-Percebi também que nessa escola, assim como em tantas outras, a preocupação maior está em depositar conteúdo nos alunos e preencher o livro didático, pois nas duas turmas somente o mesmo foi utilizado.
-As aulas são mecânicas e as cobranças aos alunos são muitas, como por exemplo: letra bonita, bom comportamento, rapidez para responder e escrever as respostas, boa leitura.
-O método de ensino é bancário, os alunos recebem as informações e executam os comandos dados pela professora.
-Não vi nenhum estímulo para uma interpretação pessoal, desafios, críticas, diálogo/debates sobre as atividades realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.