quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O que são Gêneros Textuais?

       Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. Assim, anúncios, convites, crônicas, editoriais, bulas, cartas, entre outros são considerados exemplos de gêneros textuais.
       Os gêneros textuais fazem parte de nossas vidas, porque a todo momento nos comunicamos uns com os outros e com o mundo. O que é falado, como é falado e a forma que se dá a um determinado texto, são características que estão diretamente ligadas ao gênero.
       Na nossa vida social ocorrem inúmeros momentos de comunicação. Sendo assim, estes momentos nos proporcionam a utilização de vários tipos de gêneros textuais, como por exemplo: quando lemos uma notícia de jornal, a bula de um remédio, um cardápio, um e-mail, etc.
       Identificar os gêneros textuais é um dos primeiros passos para haver uma boa leitura de texto.
Os gêneros textuais são inúmeros, cada um desempenha uma função em diferentes situações de comunicação.
      O mesmo não acontece nos tipos textuais, que são poucos: narrativo, descritivo, argumenttivo, explicativo ou expositivo, injuntivo ou instrucional.
      Os gêneros textuais são quase que infinitos, sem muita delimitação, já os tipos textuais são limitados nas expecificações citadas acima.

por Verônica Barros, Carina Nunes, Thays Manhãs e Euridice

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.